No último sábado, dia 19, foi realizada a gravação do terceiro DVD da carreira de Henrique e Juliano. A cidade escolhida foi Recife, capital de Pernambuco.
Além de gravar um projeto no Nordeste fazer parte de uma estratégia comercial, já que se trata de um mega mercado de música que nem todos os sertanejos conseguem explorar bem (a dupla consegue), o local escolhido, “Marco Zero”, vai resultar em um aspecto visual muito bonito, tão chamativo quanto o último DVD, gravado sob as arquibancadas do estádio Mané Garrincha, em Brasília.
No repertório, é clara a mudança para um perfil, digamos, mais maduro. É o que se esperava deles, já que se trata do primeiro trabalho pós-sucesso nacional.
De celebrados como uma das melhores novidades dos últimos anos, é a partir desse trabalho que eles passarão a ser cobrados, e a qualidade do novo projeto mostra que eles sabem disso.
A dupla segue com uma ou outra canção animada e divertida, mas a linha romântica predominou e chamou atenção com diversas músicas.
É um movimento feito por diversas duplas que estouraram de dez anos pra cá. Com uma turma de compositores forte ao lado (todos subiram no palco ao final da gravação), o repertório pareceu bastante preocupado com as letras e as histórias contadas nas músicas.
Por mais que os números impressionem e o sucesso da dupla seja admirável, o exito deles ainda é muito recente. Há muitos lugares ainda a se visitar e muita lenha pra queimar ainda como “novidade”, o que faz com que os próximos anos sejam muito promissores.
Em novembro, acontece a gravação do “Festeja Brasil”, em Cuiabá, que será exibido como especial de fim de ano da Globo. Entre nomes midiaticamente muito consagrados, como Luan Santana e Paula Fernandes, não é segredo que a presença deles é uma das principais chaves, senão a principal, do projeto da Som Livre.
No DVD passado, o de Brasília, escrevi aqui que apostava em uma música chamada “Cuida bem dela”. Na verdade nunca fui grande fã da música, mas o papo tinha jeitão de que iria funcionar muito bem com o públco.
Só pra não perder o costume de dar palpite, a música que mais gostei no novo projeto foi justamente a que abriu o DVD, chamada “Na hora da raiva”, que começa sendo cantada pelo Juliano.
O projeto teve apenas uma participação: Marília Mendonça cantando “Flor e o beija-flor”, uma guarânia daquelas.