Os 20 anos dos "Amigos"
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Os 20 anos dos “Amigos”
Os 20 anos dos "Amigos"

Boa parte dessa história está contada no livro “Bem Sertanejo“, mas vale trazer esse assunto pra cá.

Recentemente, em entrevistas sobre o lançamento do livro, me perguntaram algumas vezes se o quadro “Bem Sertanejo”, do Fantástico, havia sido proposto pela equipe do Teló ou pelo Fantástico.

Por mais que eu imagine que boa parte dos leitores saiba disso, a pergunta mostra que não é tão claro ainda pra muita gente.

O quadro foi pensado e apresentado, sim, pelo escritório do Michel, aceito pelo Fantástico, e produzido em parceria. A ideia de um projeto sertanejo vir de fora e a Globo topar não é exatamente uma novidade.

Amigos-4

Nem todos se lembram do ano exatamente, mas há 20 anos, em 1995, estreava o especial “Amigos”.

E, diferentemente do que muitos pensam, o projeto saiu da cabeça dos próprios artistas.

Embora as carreiras das três duplas estivessem em ótimo momento, havia uma conversa de bastidores que gerou preocupação nos cantores: a emissora, segundo se ouvia por aí, pretendia dar mais espaço a outros gêneros, diminuindo um pouco a exposição dos sertanejos (que era grande). Naquele momento, o axé começava a surgir nacionalmente com bastante força.

Reunidas, as três duplas decidiram que era o momento de unir as forças. Pensaram em um mega show, pra impressionar, bancariam do próprio bolso, e entregariam tudo pronto pra Globo. Se ela não topasse, iriam tentar outra emissora.

Para dirigir o projeto, escolheram Aloysio Legey, diretor da emissora.

Zezé explica: Chitão e o Xororó sugeriram o Legey pra dirigir, que tinha dirigido um show deles. O Legey falou: “Posso ajudar, mas só posso dirigir se for exibido na Globo. Posso mostrar pro Boni?” O Boni ainda era diretor da Globo. Ele chegou no Boni e disse “Esse é o projeto deles e eles vão fazer de qualquer maneira. A Globo comprando ou não, eles vão fazer por conta deles”. E o Boni respondeu “Nem ferrando que isso aqui vai sair da minha mesa. Fala pra eles que a Globo vai bancar tudo. É da Globo”. O nome “Amigos” veio do Legey. 

Até hoje, 20 anos depois, o “Amigos” é o projeto de maior impacto que a música sertaneja já produziu.